A UNIÃO DOS ESLOVENOS DO BRASIL (UEB) é uma associação organizada para fins não lucrativos que tem como objetivo promover e divulgar as tradições e a cultura eslovena entre todos os seus compatriotas, descendentes e simpatizantes.

Dentre nossas ações destacam-se o ensino do idioma, a organização de palestras, conferências, exposições e cursos com ênfase nas tradições artísticas, históricas e culturais eslovenas;

Atuamos na produção cultural através da tradução e divulgação de livros e trabalhos literários* e na geração de conteúdo para nossa comunidade através de portais, blogs, redes sociais e demais canais de comunicação (cadastre-se em nosso “News Letter” para se manter atualizado sobre nossas ações e novidades).

Nossos cursos de esloveno abordam não somente o idioma, mas também aspectos culturais, artísticos e cotidianos da vida na Eslovênia.

Somos um importante vetor de divulgação do país para todo o Brasil, nos aspectos da cultura, culinária, turismo e atualidades, além de um ponto de referência para informações aos eslovenos que viajam ao Brasil.

Nossos tradicionais eventos presenciais em São Paulo, com destaque na culinária típica comandada pelos chefs Valdeir e Klaus Vidrik, atraem anualmente diversos membros da comunidade dos eslovenos espalhados por entre todo o Brasil.

Como organização temos também o objetivo de promover atividades beneficentes com foco na melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade, inclusive pessoas carentes, deficientes e a população necessitada como um todo;

Com foco no futuro e com as múltiplas possibilidades que a tecnologia nos fornece, queremos unir a comunidade fornecendo ferramentas tecnológicas, flexibilizando e promovendo interação social e profissional entre todos, preservando e divulgando a história de nossos antepassados, por fim multiplicando e disseminando nossos objetivos e resultados.

Eslovenos, descendentes e simpatizantes de todo o Brasil:

Junte-se a nós e sejam bem vindos!
Associem-se! Descubram suas raízes! Participem e contribuam com nossas causas!
Vamos escrever juntos a história dos eslovenos no Brasil!

(*) Publicações patrocinadas: Dicionário Esloveno-Brasileiro e Brasileiro-Esloveno, Marijan Brecelj; Tradução e publicação do Trabalho de Tese “Imigração Eslovena no Brasil e a Integração dos Imigrantes no Exemplo da Comunidade Eslovena no Estado de São Paulo«, de Andreja šimenc; União dos Eslovenos do Brasil – Uma Breve História, de Valdeir R. Vidrik; A Arte de Fazer Embutidos e Defumados: A Tradição de uma Família Eslovena, de Valdeir R. Vidrik e Klaus Negrão Vidrik.